sábado, 3 de setembro de 2011

Localização mais comum do carcinoma intra oral

O câncer de boca é uma denominação que inclui
várias localizações primárias de tumor. A
localização mais comum do carcinoma intra-oral é

(A) a língua.

(B) o assoalho de boca.

(C) o palato mole.

(D) a mucosa jugal.

(E) o palato duro.


Resposta Comentada:



O câncer de boca é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo e o sétimo no Brasil.

Nos concursos de odontologia sempre cai pelo menos uma questão sobre isso. Invariavelmente essa questão trata sobre o mais comum deles (O carcinoma espinocelular), sobre localizações, sobre fatores predisponentes ou ainda sobre tratamentos. Então, caro dentista... Estude!

Essa questão específica trata das localizações. Então vamos nos concentrar nisso.

Como o próprio enunciado diz, quando falamos em câncer de boca, estamos generalizando uma condição que pode atacar diversas localizações primárias dentro dessa tal "boca".

As localizações padrão são, língua, assoalho de boca, lábio, palato e mucosa jugal. A grande maioria dos estudos mostram uma prevalência de câncer de boca na Língua!

Sendo assim, nossa resposta correta é a letra A.

Só para não perder a viagem, aproveito para falar mais um pouco sobre o câncer de boca.

O mais comum deles é, sem dúvida, o carcinoma espinocelar (também conhecido como carcinoma de células escamosas e carcinoma epidermóide). Cerca de 90 a 96% dos casos de câncer de boca são desse tipo.

A maior incidência é no sexo masculino e em caucasianos entre 50 e 70 anos. Os fatores de risco básicos são fumo, álcool e fatores irritantes como próteses mal adaptadas.

Eu costumo sempre usar a técnica visual para aprender essas coisas. Tento imaginar alguém marcante com essas características. Por exemplo: Que tal imaginar Antônio Fagundes com um copo de cachaça numa mão, um cigarro na outra e mostrando a língua? Homem,caucasiano, entre 50 e 70 anos, tabaco, álcool e predominante na língua.



Sacaram?

Bibliografia:

http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v11n4/06.pdf

2 comentários: