Curiosidades

25 de outubro: Dia do Dentista Brasileiro e da Saúde Dentária


Em 25 de outubro de 1884 o decreto 9.311 foi assinado. Nele, foram criados os primeiros cursos de graduação em odontologia no Brasil. As pioneiras foram no Rio de Janeiro e na Bahia.

O Conselho Regional de Odontologia aproveitou a data e baixou uma portaria tornando a mesma o Dia do Dentista Brasileiro.






Padroeira dos Dentistas






Você sabia que a padroeira dos dentistas se chama Santa Apolônia?

Sua ligação com a odontologia se deve pela forma de sua morte. Durante um levante contra o cristianismo em Alexandria, no Egito, ela foi presa e torturada.

A lenda conta que ela teve todos os dentes arrancados ou quebrados. Por esse motivo ela ficou popularmente conhecida como padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dor de dente!






Odontologia no espaço




Quem disse que não existem dentistas astronautas? A foto acima é do Dr. Joseph Kerwin, astronauta que cuidava, além de outras coisas, da saúde bucal da tripulação.

A foto é da missão Skylab II em 1973 e o paciente em questão é o comandante Charles Conrad.

Pra quê cadeira quando existe gravidade zero, não?

Postado por Dr. Claudio Gaspari






EDTA para matar vampiros!!!




Uma das características do EDTA, substância muito usada pelos endodontistas por sua ação quelante, é ser um bom ANTICOAGULANTE.

A ação quelante funciona também com o cálcio do sangue, necessário na cascata de coagulação. Em excesso, o EDTA pode causar deteriorização das células vermelhas do sangue.

Por essa ação, no filme Blade - o caçador de vampiros, o protagonista usa balas de EDTA para matar os sanguessugas!

Postado por Dr. Claudio Gaspari






A Cadeira Elétrica foi inventada por um Dentista!!!



Depois tem gente que não sabe por que as pessoas têm medo de dentista. Em 1881, o Dr. Alfred Southwick, após presenciar uma morte acidental por choque elétrico, teve a brilhante idéia de usar esse método em condenados à pena de morte nos EUA. Até então o método preferido era o enforcamento. Então ele uniu um aparato elétrico a uma cadeira e sugeriu ao governador, que prontamente acatou a idéia por ver na invenção uma forma mais...humana de matar!