domingo, 11 de setembro de 2011

Sobre o SIA/SUS

Em relação ao SIA/SUS, assinale a alternativa correta.

(A) É um sistema de informação da Estratégia Saúde da Família que permite o conhecimento da realidade da população acompanhada.

(B) A produção deve ser lançada trimestralmente.

(C) Os dados ficam disponíveis para verificação por até seis meses após sua realização.

(D) Apenas os municípios inseridos no Programa Saúde da Família devem inserir dados no SAI/SUS.

(E) É um sistema utilizado em todos os níveis de gestão, permitindo o acesso à informação sobre a rede de serviços e os procedimentos realizados pelas Unidades de Saúde.

Resposta Comentada:

Vamos lá, dentistas! Essa questão é fácil e com um pouco de conhecimento, você mata ela!




Vamos tratar desses tal de SIA/SUS. Que diabos seria isso?

SIA significa Sistema de Informações Ambulatoriais. Como o próprio nome diz, o SIA/SUS é um sistema que reúne informações sobre o registro de atendimentos ambulatoriais no SUS e usa esses dados para ajudar no gerenciamento dos serviços de saúde.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) um SIA é:

"aquele cujo propósito é selecionar os dados pertinentes a esses serviços e transformá-los na informação necessária para o processo de decisões, próprio das organizações e dos indivíduos que planejam, administram, medem e avaliam os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e as recomendações para a ação."


O SIA gera informações referentes ao atendimento ambulatorial e que possam subsidiar os gestores estaduais e municipais no monitoramento dos processos de planejamento, programação, regulação, avaliação e controle dos serviços de saúde, na área ambulatorial.


A produção deve ser lançada mensalmente e todos os municípios, inseridos ou não na Estratégia Saúde da Família, devem alimentar este sistema com os procedimentos em saúde bucal no âmbito da atenção básica constantes da sua tabela de procedimentos. O SIA/SUS permite a verificação da produção em até três meses após a sua realização.

Agora, vamos às alternativas. A letra A é falsa,pois o sistema é utilizado em todos os níveis de gestão e não apenas na estratégia saúde da família.

A letra B é falsa, pois já vimos que os dados devem ser lançados mensalmente e não trimestralmente.

A letra C é falsa , pois os dados ficam disponíveis para verificação 3 meses e não seis.

A letra D é falsa ,pois todos os municípios inseridos ou não no Programa Saúde da Família devem alimentar o sistema.

A Letra E é a verdadeira, pois descreve exatamente o SIA/SUS.

Bibliografia:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Manual_Operacional_SIA_2010.pdf

http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad17.pdf

2 comentários:

  1. Olá!

    Saberia me dizer qual é o sistema utilizado nos postos de saúde e hospitais públicos e que funciona como prontuário eletrônico (com anamnese, tratamentos, vacinas, histórico de saúde do paciente...)?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hamilton, cada município desenvolve o prontuário eletrônico conforme a sua demanda. Muitos municípios não trabalham com prontuário eletrônico ainda. E falo por uma capital, Porto Alegre, onde faço Residência Multiprofissional. Aqui o Prontuário Eletrônico está em fase inicial de desenvolvimento, sendo que o odontológico está apenas em planejamento.
    Att,
    Priscilla.
    PS: Muitos postos não tem ao menos computador....

    ResponderExcluir