sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sobre Selantes em Odontopediatria

Questão da CESGRANRIO - PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS 2005

Com relação à utilização dos selantes em odontopediatria,
é correto afirmar que:

(A) são indicados nos casos de cárie rampante.

(B) são indicados em dentes sem cárie oclusal, mas com
cárie interproximal.

(C) são indispensáveis em dentes permanentes posteriores
com fóssulas e fissuras coalescidas.

(D) não é necessário avaliar os contatos oclusais dos
dentes após sua colocação.

(E) podem ser utilizados em dentes com cárie de fóssula
e fissura incipiente.


Resposta Comentada:




Vamos ler um pouco sobre selantes em odontopediatria.

Seu amigão Dr. Claudio Gaspari vai te ajudar em mais essa!

Os selantes nada mais são que resinas sintéticas fluidas, com alto poder de adesão, que são fixadas nos microporos do esmalte, após ataque ácido, usadas nas fóssulas e fissuras das unidades dentárias.



Assim, ele isola fisicamente a superfície oclusal das unidades, impedindo o acúmulo de resíduos alimentares nas fóssulas e fissuras, preservando a saúde dentária.


Com essa explicação básica, que provavelmente você já conhecia de cor e salteado, vamos procurar nossa resposta.

A letra A diz que devemos utilizar em casos de cárie rompante. Caramba! Se a criança possui cárie rompante, significa que a unidade dentária já está toda comprometida. Vejam abaixo a foto de uma cárie rompante e me digam onde entra o selante nisso! Falsa!


A letra B diz que é indicado em dentes com cáries interproximais. Nesse caso faremos uma restauração e não selamento preventivo!

A letra C diz que é são indispensáveis em dentes permanentes posteriores com fóssulas e fissuras coalescidas.

Adorei essa. Primeiro...Nada é indispensável... Lembrem que essas palavras costumam indicar alternativas falsas. "Sempre", "Nunca", "Indispensável"...

Depois temos a palavrinha "Coalescidas". Ora...Coalescido é unido, junto. E se a fóssula está coalescida significa que não possui profundidade. Então pra que selar?

A letra D diz que não é necessário avaliar os contatos oclusais dos dentes após sua colocação. Ora...Você está colocando um produto resinoso na oclusal de uma unidade, que pode ficar com um ponto de contato prematuro e não vai avaliar?

Só sobrou a letra E. Vamos ver? Ela diz que os selantes podem ser utilizados em dentes com cárie de fóssula e fissura incipiente.

É sabido que, quando o selante é aplicado em dentes com cárie incipiente, pode ocorrer uma diminuição progressiva no número de microrganismo viáveis na dentina e uma parada no processo de cárie.

Sendo assim, essa é a nossa alternativa correta: letra E!

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selante_dental

9 comentários:

  1. Para mim, nenhuma das alternativas são cabíveis. A alternativa "E" remete ao tratamento de lesão incipiente com aplicação de selantes, é a menos absurda, todavia, creio não ser prudente. Ora, sou a favor do uso de selantes apenas em últimos casos, quando pouco se tem a fazer pelo paciente (em visitas únicas em uma população acometida e necessitada, por exemplo) e, ainda, mesmo assim, nunca fiz uso. Simplesmente selar um dente e abolir dos cuidados básicos como higiene com dentifrício fluoretado e fio dental, além da maneiração dietética, denota certo desleixo do Cirurgião-Dentista para com seu(s) paciente(s), uma vez que o profissional basicamente opera, mas não visa a motivação psicomotora para a saúde bucal. Não sou extremista, apenas realista.
    R.Z.T. acadêmico de Odontologia

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, em casos de lesões incipientes utiliza-se selante SIM pois existem estudos em que a progressão da lesão de cárie é nula a ser selado corretamente.

    ResponderExcluir
  3. Creio que o amigo PMTS não entendeu o primeiro comentário. É óbvio que vários estudos comprovam a paralisação da progressão da doença cárie. Todavia, a minha filosofia de trabalho segue o princípio de que uma lesão incipiente, em nível de consultório, pode, eficazmente, ser controlada apenas com higiene oral, orientação dietética e fluorterapia adequadas. Dessa forma, não há necessidade de uma intervenção tão brusca, como é o caso do selamento dentário, por mais que sua utilização seja cientificamente correta.

    ResponderExcluir
  4. selante intervenção brusca hahaha...mais hahahah, dentro da indicação o selante é um ótimo meio de previnir e também controlar lesões de esmalte em superfícies com fóssulas e fissuras at[é em dentes anteriores(cíngulo).

    ResponderExcluir
  5. Também sou acadêmico no final do curso. Creio q o amigo PMTS esteja certo, dentes com fóssulas e fissuras profundas são um tanto difíceis de higienizar por completo com métodos usados pelo paciente em casa, agora imagina para uma criança q ainda não tem total habilidade nem coopera para a manutenção da higiene... a lesão incipiente de cárie é o xeque-mate da questão, colocando o paciente entre o grupo de risco à cárie e tornando portanto o selamento indicado nessa situação... Com saúde dental nao se pode arriscar! Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Aqui é apenas uma questão onde está sendo feita uma análise da resposta mais provável. Não estamos levando em conta opiniões profissionais e conduta odontológica. O que foi levado em conta foram as alternativas e como as mesmas foram descritas. Não cabe a nenhum de nós julgar a conduta e o critério de diagnóstico da resposta ou mesmo de cada um.

    ResponderExcluir
  7. a questão diz: PODEM ser utilizados em dentes com cárie de fóssula
    e fissura incipiente.

    Sim! PODEM!

    ResponderExcluir
  8. Olá! O êxito do uso de selantes em cáries incipientes está cientificamente comprovado há anos. Uma infinidade de publicações e estudos de mais de 10 anos de acompanhamento comprovam a eficácia de selantes em cáries Incipientes. RZT a Odontologia não é uma ciência empírica procure nortear sua conduta clínica em Odontologia baseada em evidência científica.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, eu me decepciono ainda mais com meus colegas, quando vejo comentários serem modelados em discussões inerentes a brigas e desentendimentos. É óbvio que a questão correta trata da possibilidade do uso do selante de cicatrículas e fissuras. É uma possibilidade de tratamento (em casos de cárie incipiente) e prevenção.
    Acredito que deveríamos ter mais classe ao tratar de questões voltadas a uma área tão nobre.
    Fiquei feliz ao ver que algumas respostas retratam a consciência crítica de profissionais ilustres. Alguns profissionais necessitam de maturidade e reavaliação de condutas.
    Tenham um bom dia!

    Estudante de Pós-Graduação em nível Doutorado.
    Doutorado em Odontologia, Área de concentração em Clínica Integrada.

    ResponderExcluir