quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Classificação de Movimentos realizados pelos Cirurgiões Dentistas

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5 REGIÃO - 2013


 No atendimento odontológico, o cirurgião-dentista realiza movimentos, que são esforços físicos para executar o trabalho. Identifique abaixo qual é o movimento executado pelo profissional durante um preparo cavitário.

(A) Cinco.
(B) Um.
(C) Dois.
(D) Três.
(E) Quatro.

 Resposta comentada:

 

Essa questão é meio chatinha. Requer conhecimento de detalhes de ergonomia que fogem ao dia a dia. Não a ergonomia, claro. Me refiro à classificação necessária para responder a pergunta.

Mas vamos lá para não errar essa quando cair algo assim:

Primeiro vamos chover no molhado. O que é ergonomia? É a ciência que estuda as leis naturais do trabalho humano, ou seja: A interação do homem com o seu ambiente de trabalho.

 Os movimentos que o cirurgião dentista executa podem ser dividido em 5 classes.


  •  Movimento 1 – Movimento de dedos. Ex.: Durante a instrumentação de um canal;


  • Movimento 2 – Movimento de dedos e punhos. Ex.: Durante o Preparo cavitário;


  • Movimento 3 – Movimento de dedos, punhos e cotovelos (antebraço). É importante que ele ocorra dentro do espaço ideal de pega. Ex.: Pegar a caneta de alta rotação no equipo.


  • Movimento 4 – Movimentos de todo o braço. Espaço máximo de pega. Ex.: Abrir a gaveta de um armário auxiliar quando ela está ligeiramente além do círculo funcional de trabalho.


  • Movimento 5 – Torções do corpo e deslocamento. Ex. Pegar o sugador por cima do paciente, do lado da assistente.


O ideal é que o CD tente manter seus movimentos até o "Movimento 3". Assim ele se poupa das consequências de um esforço desnecessário ao longo dos anos. Claro que isso não é tao fácil, mas é o ideal. Realizar suas tarefas mantendo o cotovelo o mais próximo possível do tronco. Para isso, o instrumental, o material e as pontas ativas devem estar dentro dentro do chamado espaço ideal de apreensão aproximadamente a 0,5 m da boca do paciente).

Já os Movimentos 4 e 5 são os mais danosos ao corpo, pois requerem maior esforço muscular. O Movimento 5 é praticamente eliminado com o trabalho em conjunto com o auxiliar. Se este for eficiente, até o Movimento 4 pode ser eliminado deixando o CD apenas com os 3 primeiros.

Bom, acho que já demos a resposta: Letra C

Bibliografia: http://gnatus.com.br/2005/mars/downloads/Ergonomia%20em%20Odontologia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário