quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Considerações sobre esterilização

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT Analista Judiciário 2003

Pergunta: Na prática odontológica, a esterilização 
  1. promove completa eliminação de todas as formas de microrganismos presentes.
  2. é eficaz quando se utiliza estufa a 140 qC por 60 minutos.
  3. é ineficaz quando há imersão de instrumentos em solução aquosa de glutaraldeído a 2% por 10 horas.
  4. promove a eliminação parcial de todas as formas de microrganismos presentes.
  5. utiliza como agentes físicos o óxido de etileno e o glutaraldeído

Resposta comentada:

Boa pergunta cuja resposta depende de uma pequena revisão de Biossegurança.O próprio conceito de Esterilização já nos dá, de cara, a resposta. Esterilização é o processo que promove a completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, protozoários, fungos, esporos, bactérias, para um aceitável nível de segurança.

Assim a letra A já parece ser a resposta correta. Mas vamos ver por que as outras estão incorretas.

A letra B é incorreta pois a estufa, método de esterilização físico, na temperatuda de 140º, necessita de pelo menos 180 minutos (3 horas) para a completa destruição dos microorganismos. Para a esterilização em uma hora (60 min.) necessitaria de uma temperatura de 171º. Seguem algumas informações:


estufa


121º = 12 horas
141º = 180 min
149º = 150 min
160º = 120 min
171º = 60 min

A Letra C trata do Glutaraldeído a 2%. Este é um método de esterilização químico que necessita de pelo menos 8 a 10 horas para uma esterilização completa. Sendo assim ele é "Eficaz" em 10 horas e não "Ineficaz" como diz na resposta.

Só como curiosidade, o glutaraldeído puro não é eficaz contra esporos. Por isso normalmente, os produtos vendidos, vêm com um ativador. Este confere um ph alcalino à substância e, aí sim, ele elimina os esporos.

A Letra D, já foi respondida no início. A esterilização é uma coisa completa e total. Não existe esse negócio de "meio esterilizado". Ou está estéril ou não está. E fim de papo!

A letra E é facilmente descartada, pois sabemos que o Glutaraldeído é um método químico e o óxido de etileno, um processo físico-químico.


Bibliografia:
RUTALA W A. APIC Guideline for selection and use of disinfectants. AJIC Am J Infect Control. 1995; 23: (30: 35A- 65A.

http://www.cih.com.br/esterilizacao.htm#l6

2 comentários:

  1. eu ameiiiiiiiiii esse blog estudar assim ficou bem melhor!! as perguntas sao muito bem respondidas e selecionadas!!!Prabens e muito obrigada dr claudio espero sermos colegas concursados em breve...rsrs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Claudio,parabéns pela sua iniciativa do Blog.Ja passei em um concurso, assumi meu cargo de dentista em uma prefeitura desde o ano passado,mas continuo estudando p/ passar em um concurso c/ melhor remuneração e condições de trabalho.Obrigada pelo auxílio seu Blog é excelente!!!Deus lhe dê em dobro,pois ja está fazendo muito pelos dentistas concurseiros!!

      Excluir