sábado, 23 de outubro de 2010

Características de lesões primárias

Questão da Cesgranrio - Petrobrás  2008

Pergunta: Uma lesão primária que se apresenta como uma alteração achatada e circunscrita de mucosa que varia em tamanho, cor e forma é classificada como:

(A)úlcera.
(B)pápula.
(C)mácula.
(D)nódulo.
(E)vesícula.
 
Resposta Comentada:
Essa é uma boa pergunta para quem está estudando, pois nos dá possibilidade de rever as descrições de todas as lesões primárias citadas entre as respostas. Então vou descrever cada uma delas:
 
Úlcera:
Essa é fácil. Todo mundo um dia já teve uma afta na boca. A afta é uma lesão de caráter ulcerativo. Ou seja, é uma lesão onde se verifica uma solução de continuidade acompanhada de inflamação. Como qualquer ferida, a úlcera apresenta uma depressão na tal solução de continuidade. Sendo assim podemos eliminar essa alternativa pois a úlcera não é achatada.
 
Pápula:
 A pápula é uma lesão pequena, normalmente 1 cm de diametro, elevada e sólida. A acne, assim como espinhas pequenas, é um exemplo de pápula. Essa descrição a descarta como alternativa correta pois não varia muito de tamanho nem forma e muito menos é achatada. Para nunca se esquecer dessa descrição, lembre de um amigo ou amiga que tenha muita espinha na cara e lhe coloque o apelido de Papulinha!!!
 
Mácula:
Você já ouviu alguém falar que "Nunca teve nenhuma mácula na sua história de vida"? O que ele quer dizer com isso? Que não tem nenhuma mancha no seu passado. Opa! Mancha? Toda mancha na pele é contínua a esta... Sem elevação ou depressão (achatada). Manchas podem ser grandes, pequenas, aroxeadas, avermelhadas...Ou seja, variam de tamanho, cor, forma!!! Achamos nossa alternativa correta. pode marcar Letra C!
 
Nódulo:
Já sabemos que a Macula é a alternativa correta. Vamos agora saber por que não é o nódulo. Um nódulo, numa descrição leiga, é um "caroço". E como é um caroço? Arredondado, elevado, sólido. Foge completamente da descrição do quesito. Só para acrescentar, o nódulo pode ser pediculado, quando a base é menor que o diâmetro, ou séssil, quando a base é maior.
 
Vesícula:
E por que essa não é a alternativa correta? A vesícula nada mais é que uma bolha pequena. Elevações do epitélio contendo líquido no interior. Na literatura costuma-se diferenciar bolha de vesícula apenas pelo seu tamanho. Passou de 3mm, virou bolha, abaixo disso é vesícula!
 

Um comentário: