domingo, 31 de outubro de 2010

4o Nível de prevenção da cárie bucal

Questão da Cesgranrio - Petrobrás 2008

Pergunta: O procedimento que pode ser enquadrado no 4o Nível de
Prevenção da cárie dental é o(a)

(A) capeamento pulpar direto.
(B) selamento de fossas e fissuras.
(C) fluoretação da água.
(D) radiografia interproximal.
(E) nutrição adequada no período de formação dos dentes.

Resposta Comentada:

Essa questão é extremamente importante, pois aparece com frequência nos concursos. Existem 5 níveis de Prevenção da carie dentária:

Primeiro nível (Promoção de saúde): Neste nível estão todas as medidas tomadas para o aumento da resistência do organismo do hospedeiro. Estamos buscando algo mais geral, não só contra a cárie, mas contra todos os problemas de saúde. Nutrição adequada, moradia e saneamento básico são algumas propostas.



Segundo nível (Proteção específica): Neste nível, já tomamos medidas mais específicas para a doença cárie. Uso de substâncias fluoretadas, selantes de fóssulas e fissuras, dieta não cariogênica são exemplos.



* OBS: O primeiro e segundo nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO  PRIMÁRIA.

Terceiro nível (Diagnóstico precoce e tratamento imediato): Mesmo investindo na promoção de saúde e proteção específica, a danada da cárie resolveu aparecer, mas ainda está numa fase inicial e é logo diagnosticada. Nesse nível ainda podemos usar meios para remineralizar a estrutura dentária. O uso de selantes também pode entrar neste nível. Exames para diagnóstico como radiografias também se encontram aqui.



*OBS: O terceiro nível se encontra na categoria de PREVENÇÃO SECUNDÁRIA.

Quarto nível (Limitação do dano): A cárie já está numa fase avançada, com cavitação. Vamos usar os meios que nos restam para limitar o dano. Restaurações, endodontias, próteses fixas unitárias. Tudo para tentar salvar o remanescente dentário.



Quinto nível (Reabilitação do indivíduo): É...Nada deu certo e o dente teve que ser extraído. Nesta fase se encontra a reabilitação protética, para reintegrar o indivíduo à sociedade.



*OBS: O quarto e quinto nível se encontram na categoria de PREVENÇÃO TERCIÁRIA.

Agora que já revisamos, vamos a nossa resposta correta: Dentre as alternativas, a que se enquadra no 4o nível é a letra A, Capeamento pulpar direto.

DICA: "Tratado de Saúde Coletiva em Odontologia" Antônio Carlos Pereira

Bibliografia:

http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=760

16 comentários:

  1. Gostaria de agradecer mais uma vez ao colega concurseiro pela qualidade deste blog e pela iniciativa de elaborar um blog assim tao interessante,divertido e inteligente!! Estou muito feliz em poder estudar aqui!!Desejo que muitos dos meus colegas possam desfrutar deste conhecimento compartilhado!! Mais uma vez sucesso e sorte nas provas...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava confuso em relação aos níveis de prevenção, mas graças ao blog achei o caminho certo.Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha procurado isso até debaixo dos tapetes aqui de casa! Muito clara a explicação...
    Brigadaaaaaaaaaa!!
    :)
    Clara Moura

    ResponderExcluir
  4. Muito legal agora estou craque com os niveis nao erro mais show !!!!Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Estava resolvendo uma prova de concurso da Petrobras do ano de 2008, também elaborada pela Cesgranrio e me deparei com a seguinte questão:

    64-
    Os níveis de prevenção e de aplicação das medidas de remineralização de lesões incipientes de cárie dental, respectivamente,
    são
    (A) 1º e 2º
    (B) 1º e 3º
    (C) 2º e 2º
    (D) 2º e 3º
    (E) 3º e 3º

    O gabarito é a letra E, fui pesquisar na internet e encontrei esse que explicou muito bem os 5 niveis de prevenção.
    Agora entendi que como a carie ja se formou, mesmo que de forma incipiente, o nivel de prevenção agora é o 3º e não mais o 2º.
    Obrigado por tirarem minha duvida e parabens aos colaboradores pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou estudando para um concurso aqui do estado do PR e me deparei com esse assunto, e também fiquei confuso com o gabarito da questão. Se na pergunta diz "medidas de remineralização" significa que a cárie ainda não está cavitada certo? Não seria prevenção secundária? me ajudem!!

      Excluir
  6. Adorei a resposta e acho q esse site é muito bom e esclarecedor

    ResponderExcluir
  7. não entendi por que o primeiro número é 3º, o segundo entendi que é 3º

    ResponderExcluir
  8. Porque a cárie já esta formada mesmo que de forma incipiente. logo, o nivel é 3°, só usa o 2° para prevenção(sem lesão)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela forma de abordagem da questão... Simples,inteligente e direta... Show de bola o site!!!!!!!!! Continue sempre incentivando os colegas a estudarem de maneira prazerosa!!!!!!!!!!!!!!!!!! Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  10. o quarto nivel de prevenção se encontra na prevenção secundária e não na terciária

    ResponderExcluir
  11. acho que a dúvida do dia 24/09 é igual a minha, entendi que é do terceiro nível mas pq cada alternativa possui duas resposta já que só pergunta da remineralização? A que se refere o primeiro número?

    ResponderExcluir
  12. Adorei o resumo. Foi de forma clara e coesa. Parabens ao blog!!

    ResponderExcluir
  13. Também não entendo por que tem duas respostas se só pergunta sobre remineralização?Tem questões que fala "quais os níveis de prevenção e aplicação,respectivamente" não consigo diferenciar os dois....alguém pode me ajudar?Grata.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cláudio, descobri seu blog aqui estudando p concurso. Parabéns pela iniciativa! Abs

    Luciana Oliveira Silva

    ResponderExcluir
  15. Olá, em uma prova que fiz, perguntavam em que nível a fluoretação da água de abastecimento se enquadrava.Respondi no segundo, porém o gabarito saiu como sendo no primeiro. Alguém sabe dizer em qual está?

    Obrigado!

    ResponderExcluir