sábado, 23 de outubro de 2010

Qual solvente remove a guta-percha mais facilmente no retratamento endodôntico?

Questão da Cesgranrio - Petrobrás 2008

Pergunta: Segundo S. Cohen, no retratamento endodôntico, a remoção da guta-percha para se obter acesso à área apical, através de solventes, é obtida mais facilmente com:


 a) xilitol.
 b) EDTA.
 c) halotano.
 d) clorofórmio.
 e) formocresol.

Resposta comentada:

Questão batida em concursos. Vamos saber para que serve cada uma dessas substâncias:



Xilitol: É um adoçante natural encontrado em vegetais. Tem o poder de inibir o crescimento de streptococus mutans, sendo auxiliar no combate das cáries. Legal, mas nada a ver com a pergunta. Na verdade foi uma pegadinha, pois existe uma substância com nome parecido que pode ser usado como solvente. O Xilol.

EDTA: Substância muito usada na endodontia por sua ação quelante. Retira íons cálcio facilitando enormemente a desobstrução de canais atrésicos e remoção da lama dentinária. Um espetáculo para a instrumentação, mas nada a ver com a remoção da guta-percha.

Halotano: Substância usada como anestésico inalador, ainda pouco usado pelos cirurgiões dentistas do Brasil. Ou seja, menos uma!

Clorofórmio: Solvente químico (opa!) bastante usado no passado para retratamentos pelo seu alto poder de dissolução da guta-percha. Hoje é pouco usado, pois possui cheiro forte e pode causar varias reações no organismo por inalação. Uma pena, pois ele é o solvente mais potente para o caso, agindo mais rápido que o xilol, turpentina, óleo de laranja e eucaliptol. Essa é a nossa resposta: letra D

Formocresol: Essa substância possui ação antimicrobiana e poder de fixar a polpa dental, sendo muito usada em terapias endodonticas de unidades decíduas. Totalmente distante da questão apresentada.

Bibliografia:
Pécora, JD "et alii". Estudo "in vitro" sobre o amolecimento de cones de guta percha no re-tratamento endodontico. Brazilian dental journal, 4(1): 43-47 Jan./Jul., 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário