Pergunta: Na prática odontológica, a esterilização
- promove completa eliminação de todas as formas de microrganismos presentes.
- é eficaz quando se utiliza estufa a 140 qC por 60 minutos.
- é ineficaz quando há imersão de instrumentos em solução aquosa de glutaraldeído a 2% por 10 horas.
- promove a eliminação parcial de todas as formas de microrganismos presentes.
- utiliza como agentes físicos o óxido de etileno e o glutaraldeído
Resposta comentada:
Boa pergunta cuja resposta depende de uma pequena revisão de Biossegurança.O próprio conceito de Esterilização já nos dá, de cara, a resposta. Esterilização é o processo que promove a completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, protozoários, fungos, esporos, bactérias, para um aceitável nível de segurança.
Assim a letra A já parece ser a resposta correta. Mas vamos ver por que as outras estão incorretas.
A letra B é incorreta pois a estufa, método de esterilização físico, na temperatuda de 140º, necessita de pelo menos 180 minutos (3 horas) para a completa destruição dos microorganismos. Para a esterilização em uma hora (60 min.) necessitaria de uma temperatura de 171º. Seguem algumas informações:
estufa |
121º = 12 horas
141º = 180 min
149º = 150 min
160º = 120 min
171º = 60 min
A Letra C trata do Glutaraldeído a 2%. Este é um método de esterilização químico que necessita de pelo menos 8 a 10 horas para uma esterilização completa. Sendo assim ele é "Eficaz" em 10 horas e não "Ineficaz" como diz na resposta.
Só como curiosidade, o glutaraldeído puro não é eficaz contra esporos. Por isso normalmente, os produtos vendidos, vêm com um ativador. Este confere um ph alcalino à substância e, aí sim, ele elimina os esporos.
A Letra D, já foi respondida no início. A esterilização é uma coisa completa e total. Não existe esse negócio de "meio esterilizado". Ou está estéril ou não está. E fim de papo!
A letra E é facilmente descartada, pois sabemos que o Glutaraldeído é um método químico e o óxido de etileno, um processo físico-químico.
Bibliografia:
RUTALA W A. APIC Guideline for selection and use of disinfectants. AJIC Am J Infect Control. 1995; 23: (30: 35A- 65A.
http://www.cih.com.br/esterilizacao.htm#l6
eu ameiiiiiiiiii esse blog estudar assim ficou bem melhor!! as perguntas sao muito bem respondidas e selecionadas!!!Prabens e muito obrigada dr claudio espero sermos colegas concursados em breve...rsrs!!
ResponderExcluirDr Claudio,parabéns pela sua iniciativa do Blog.Ja passei em um concurso, assumi meu cargo de dentista em uma prefeitura desde o ano passado,mas continuo estudando p/ passar em um concurso c/ melhor remuneração e condições de trabalho.Obrigada pelo auxílio seu Blog é excelente!!!Deus lhe dê em dobro,pois ja está fazendo muito pelos dentistas concurseiros!!
Excluir