quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Técnica anestésica em crianças

Com relação à técnica anestésica do bloqueio do nervo
alveolar inferior em crianças, é correto afirmar que:

(A) o forame mandibular está situado inferiormente ao plano
oclusal mandibular.

(B) deve-se injetar rapidamente todo o tubete anestésico.

(C) não está indicada para exodontia de molares decíduos.

(D) a profundidade de inserção da agulha deve ser em média
de 25 milímetros.

(E) o volume necessário de anestésico para o bloqueio
deste nervo é de aproximadamente 3,6 mililitros.

Resposta Comentada:


Essa questão pode confundir um pouco entre duas alternativas.

Vou começar descrevendo as erradas. A letra B diz que devemos injetar o anestésico rapidamente. Sabemos que essa é errada, pois a técnica anestésica requer lentidão ao aplicar a anestesia. A velocidade excessiva pode levar a edemas e dor.

A letra C diz que a técnica anestésica do bloqueio do nervo alveolar inferior em crianças não é recomendada para exodontia de molares decíduos. Falsa, pois sabemos que essa é uma das indicações.

Essas indicações são:

Molares decíduos, PM e M permanentes.
Intervenções no lábio inferior.
Intervenções em língua.
Tecido mucoso e ósseo da mandíbula.

A letra E extrapola de errada. Diz que , para a tal técnica, devemos aplicar 3,6 ml...Isso são dois tubetes inteiros!!! Independente da técnica utilizada, a quantidade suficiente para anestesiar qualquer nervo bucal é 1,8ml. Veja abaixo uma tabela com Volumes de Anestésico Local Recomendados para Técnicas Maxilares (A) e Mandibulares (B), em adultos.





Ficamos então com a letra A e a D. As duas parecem corretas de alguma forma. A primeira diz que o forame mandibular está situado inferiormente ao plano oclusal mandibular. Isso é verdade. tanto que a técnica para anestesia deste nervo nas crianças, é diferenciada.


A segunda diz que a profundidade de inserção da agulha deve ser em média de 25 milímetros. Está quaaaaase certo. A inserção da agulha deve ser entre 20 a 25 mm. Então 25 não é a média e sim a inserção máxima! Errada por um detalhe!

Sendo assim, a nossa resposta é mesmo a letra A!



Bibliografia:

http://www.odontologia10.com/odonto-pediatria/ANESTESIA-EM-ODONTOPEDIATRIA.pdf

Um comentário:

  1. Caro Cláudio, tentei acessar o link da bibliografia e não consegui, gostaria de saber qual é a referência bibliográfica da tabela que você utilizou neste post de quantidades máximas (em mL) de anestésicos por técnica empregada. Grata

    ResponderExcluir