segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trauma dentário: De qual tipo e o que fazer?

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT Analista Judiciário 2003

Pergunta: Paciente do sexo masculino, 12 anos de idade, sofre queda de bicicleta e chega ao consultório odontológico com queixa de dor à mastigação no dente 21. Clinicamente não é observada fratura nem presença de deslocamento da posição original, apenas dor à percussão. O exame radiográfico mostrou ausência de alargamento do espaço do ligamento periodontal e de outros sinais patológicos. A classificação deste traumatismo e o seu tratamento são, respectivamente, 
  1. concussão; alívio do contato oclusal e proservação.
  2. luxação; alívio do contato oclusal e tratamento endodôntico.
  3. concussão; alívio do contato oclusal e esplintagem por 15 dias.
  4. subluxação; alívio do contato oclusal e proservação.
  5. luxação; alívio do contato oclusal e esplintagem por 15 dias.

Resposta Comentada:



Para responder precisamos fazer uma pequena revisão sobre Traumatismo Alvéolo-Dentário. Mais especificamente sobre Traumatismos aos tecidos periodontais, já que a questão informa que não houve fratura da unidade dentária.

Inicialmente vamos aos conceitos desses traumatismos:

Concussão : É o mais brando desses traumatismos. Nele não há deslocamento nem alteração anormal de posição. A única coisa que o paciente se queixa é de uma reação à palpação vertical ou horizontal. O teste de vitalidade pode dar positivo ou negativo. Nesse caso só precisamos dar um repouso oclusal ao dente, pedindo ao paciente que evite mastigação excessiva por alguns dias. No máximo um desgaste da unidade antagonista e acompanhamento.

Subluxação: Nesse caso a porrada já foi um pouco mais forte e existe uma pequena mobilidade horizontal, mas sem deslocamento. Normalmente exibe um sangramento no sulco gengival e o paciente sente dor na percussão. O tratamento é parecido com a concussão. Repouso oclusal (uns 14 dias), desgaste do antagonista se necessário e, no caso de mobilidade excessiva, uma contenção pode ser realizada.

Luxação: A Luxação pode ser de 3 tipos.

Extrusiva: quando há deslocamento parcial da unidade para fora do alvéolo. Nesse caso existe sangramento do ligamento periodontal, espessamento do mesmo na radiografia e teste de vitalidade negativa. Resolvemos isso inicialmente reposicionando a unidade e colocando uma contenção semi-fixa por 2 a 3 semanas. Provavelmente irá necessitar de endodontia posteriormente, mas em alguns casos existe recuperação da vitalidade.



Lateral: Quando o deslocamento é lateral. Obviamente a coroa vai para palatina, pois ninguém leva porrada de dentro pra fora. O alvéolo sofre fratura e, nesses casos, não costuma existir mobilidade pois a unidade acaba travada. Nesse caso, realizamos reposicionamento e contenção semi rígida, já que o osso também foi agredido com fratura. Lembrar de comprimir a tábua óssea, tanto vestibular quanto palatina e readaptar a gengiva.

Intrusiva: O deslocamento da unidade é para o interior da cavidade alveolar. Existe fratura do alvéolo e costuma haver sangramento nasal. Não apresenta mobilidade e ,radiograficamente, o espaço do ligamento periodontal aparece diminuido ou ausente. O tratamento de escolha é o reposicionamento ortodôntico. Dentes com rizogênese incompleta podem re-erupcionar sozinhos, mas nem sempre é bom esperar por isso pelo risco de reabsorção.

Avulsão: Nele, a porrada é tão feia que o dente sai completamente do alvéolo dentário.Não precisa nem ficar fazendo teste, não? Ou acha que o dente vai ter vitalidade na palma da sua mão? O tratamento é o re-implante. Se a coisa for rápida, (30 minutos ou 6 horas acondicionado adequadamente) o re-implante pode ser feito na hora, lavando o dente em solução salina, inserindo o dente no alvéolo e fazendo uma contenção fixa por 14 dias. mas se for tardio ai já envolve tratamento endodontico fora da boca antes de re-implantar e fazer a contenção semi rígida.

Após todas essas explicações, vamos à resposta correta. Sem fratura nem deslocamento. Eliminamos as alternativas B e E, pois nas duas temos luxação (deslocamento extrusivo, intrusivo ou lateral). A letra C nós eliminamos, pois ele associa a concussão a uma esplintagem e todos nós sabemos que na concussão só precisamos de repouso oclusal. Ficamos com a letra A e D. O tratamento das duas é compatível com o trauma.

Basta diferenciar: Concussão ou subluxação? A resposta correta é letra A, Concussão. Só podemos verificar isso na questão por causa da ausência de espessamento do ligamento periodontal. Esse espessamento ocorre na subluxação, pois nele algumas fibras desse ligamento são rompidas.

Bibliografia:
http://revistas.unipar.br/saude/article/viewFile/2541/1984

http://www.ufpel.edu.br/pecos/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=122

5 comentários:

  1. Excelente esse blog. Me ajudou bastante nas duvidas que tinha:)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!

    Continue postando!

    ResponderExcluir
  3. Valeuzão...
    me ajudou muito! Prova jajá.
    =O


    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns .. mto bom seu blog!
    adoreiiii ..
    me ajudo mto.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a publicação..estão de parabens!!!!
    Favor continuar postando!!!!

    ResponderExcluir