sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como se denomina o encaminhamento de pacientes a um atendimento de maior complexidade?

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT 2003


Pergunta: O encaminhamento de pacientes a um atendimento de
maior grau de complexidade é denominado

(A) referência.

(B) contra-referência.

(C) acesso universal.

(D) eqüidade.

(E) hierarquização.


Resposta Comentada:

Uma questão de conceitos e relativamente fácil. Quem já trabalhou no serviço público mata essa rapidamente. Quem não trabalhou também não tem muita dificuldade, se pensar um pouco.

Vamos lá. Como podemos matar essa na lógica através de um conceito que já é senso comum?

Imagine um hospital que só trata especificamente de câncer oral. Ele é o maior e mais conceituado da região. Sempre que alguém precisa encaminhar um caso mais complicado, acaba enviando pra lá, por que ele é considerado um centro de??? REFERÊNCIA. Acho que todos já ouviram falar que determinado local é considerado centro de referência de alguma coisa.

Sendo assim, Dr. Claudio Gaspari acaba de te dar mais uma dica! A letra correta é a letra "A".

Mas vamos comentar sobre cada alternativa e descobrir por que eles são falsas.

Se a referência é o encaminhamento de um paciente para um centro de atendimento de maior complexidade, a contra referência seria a via oposta. O re-encaminhamento do paciente para o solicitante após o devido tratamento no centro de referência.

As alternativas seguintes tratam de Princípios básicos do SUS (Sistema único de Saúde).



Acesso Universal e Equidade são princípios doutrinários e Hierarquização, um princípio de organização.

O princípio da Universalidade (acesso universal)diz que todo cidadão tem garantia de atenção a saúde por parte do sistema.

A Equidade diz que todo cidadão é igual perante ao SUS e deve ser atendido sem privilégios e sem barreiras até o limite que o sistema puder oferecer a todos.

A Hierarquização é um princípio de organização que separa em diferentes níveis os setores de atenção à saúde. No nível primário, temos a atenção básica. É a porta de entrada do cidadão no sistema de saúde. O nível secundário seriam as emergências e urgências, além das consultas especializadas. Por fim, o nível terciário seriam hospitalizações e procedimentos de alta complexibilidade.


Bibliografia:

http://www.webartigos.com/articles/34116/1/Importancia-das-guias-de-referencia-e-contra-referencia-para-usuarios-e-sistema-de-saude/pagina1.html

http://www.geosc.ufsc.br/babcsus.pdf

3 comentários:

  1. Oi! Adorei seu blog, parabéns pela iniciativa, seu conhecimento está me ajudando muito! Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Equidade é tratar de maneira desigual aos desiguais, ou dar mais a quem precisa de mais, equidade e igualdade não são sinônimos ....

    ResponderExcluir