segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Qual o tratamento conservador para escurecimento dental com tratamento endodôntico satisfatório?

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT 2003

Pergunta:Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, apresenta
queixa de escurecimento do dente 11 há aproximadamente
1 ano. Clinicamente observa-se apenas uma
restauração satisfatória de resina composta na face
palatina. O exame radiográfico mostra tratamento
endodôntico satisfatório e material obturador atingindo a
câmara pulpar. A possível causa do escurecimento e o
tratamento conservador para recuperar a cor deste dente
são, respectivamente,

(A) tratamento endodôntico e faceta de porcelana.
(B) material na câmara pulpar e faceta de porcelana.
(C) material na câmara pulpar e faceta de resina
composta.
(D)material na câmara pulpar e clareamento.
(E) tratamento endodôntico e clareamento mediato.

Resposta Comentada:



E aí, Dr. Claudio Gaspari? Como respondemos essa? Primeiro vamos analisar o caso com cuidado. Unidade com coroa escurecida, tratamento endodôntico satisfatório, restauração satisfatória clinicamente, mas com preenchimento de material obturador na câmara pulpar.

Primeiro vamos tentar descobrir o que provavelmente causou o escurecimento. Quais são as causas mais comuns de escurecimento dental pós tratamento endodôntico?

Hemorragia dental: Você fez o acesso de um dente bio e, após pulpectomia, não conseguiu controlar bem o sangramento. Preferiu selar o dente provisoriamente e continuar o tratamento em uma sessão seguinte. Sabemos que a hemoglobina contém ferro em sua constituição. Este, após degradação da célula da hemoglobina, passa por processos químicos formando sulfeto ferroso que pode penetrar nos túbulos dentinários, oxidando e manchando a dentina. Literalmente "enferrujando" o dente.

Necrose pulpar: Durante a decomposição da polpa, vários pigmentos são liberados, penetrando nos túbulos dentários e manchando a unidade. Quanto mais tempo, mais escurecido fica.

Abertura da câmara pulpar insuficiente: Você fez o acesso para a endodontia, mas acabou deixando parte do teto da câmara pulpar. Esse descuido faz com que materiais (resto de tecido pulpar, sangue...) se acumulem, por retenção, nesses espaços causando manchamento.

Material obturador na câmara pulpar: Estamos nos referindo ao material da obturação do conduto (cimento endodôntico, guta percha...) e não necessariamente a material de dentística obturadora (resina). Se bem que o amálgama também pode manchar quando íons metálicos penatram nos túbulos. O material endodôntico, quando não removido da câmara pulpar, pode penetrar nos túbulos, manchando a unidade. Principalmente quando associados a iodofórmio ou prata.


Agora que já discutimos isso, vamos para a primeira pergunta: Qual a causa do escurecimento na questão? Ora, pela descrição do caso, observamos que a causa próvável é o material obturador na câmara pulpar. Novamente é bom frizar que ele se refere ao material obturador endodôntico e não ao material obturador de dentística, pois deixa claro que a resina está satisfatória (e resinas não costumam ser causas frequentes de manchamento).

Assim ficamos com as letras B,C e D, eliminando as A e E, pois essas últimas fazem referência ao tratamento endodôntico em sí e não ao específico "acúmulo do material obturador na câmara".

Em seguida temos que optar por um tratamento para resolver o problema do manchamento. As opções que temos nas alternativas são "faceta  de porcelana", "faceta de resina composta", "clareamento" e "clareamento mediato". Todas elas são possibilidades de tratamentos estéticos.

Só que o enunciado especifica: "tratamento conservador". Para realizar facetas, sejam de porcelana ou resina composta, devemos realizar desgastes na face vestibular da unidade , removendo tecido dentário muitas vezes sadio. Já os clareamentos, sejam mediatos (quando o material clareador fica na câmara pulpar entre as sessões) ou imediatos (o material clareador só fica na câmara pulpar durante a sessão), são mais conservadores pois não exigem remoção de tecido dentário.

Tendo essas informações, a resposta só pode ser letra D.

Bibliografia:

http://www.dentalreview.com.br/nova/dicas.php?news_id=18&acao=ler

http://www.patologiaoral.com.br/endo/clareamento.htm

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. essa questão confunde :
    primeiro pq diz no enunciado "tratamento endo satisfatório", oq nos leva a crer q não houve erros.
    segundo pq nas alternativas, onde diz tratamento endo. como causa do escurecimento. Ora, material obturador na câmara pulpar não deixa de ser no momento do tratamento endodôntico.

    ResponderExcluir