quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que deve informar um programa de prevenção e controle de câncer de boca?

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT 2003

Pergunta: Um programa para a prevenção e o controle do câncer de
boca deve informar que


(A) a remoção de lesões precursoras do câncer, como
hipoplasias, deve ser feita precocemente.

(B) a identificação precoce do carcinoma espinocelular
reduz as probabilidades de sucesso no prognóstico
do caso.

(C) o fumo e o álcool apresentam efeito sinérgico como
fatores de risco para o câncer bucal.

(D) o auto-exame da boca tem objetivo de detectar anormalidades
na mucosa jugal que representem risco para a marsupialização da lesão.

(E) a cor da pele deve ser observada, uma vez que a presença de melanina torna o indivíduo mais suscetível à enfermidade.


Resposta Comentada:




Questão sobre prevenção de câncer bucal. Vamos analisar cada alternativa para descobrir qual delas é importante para a informação. Uma questão cheia de pegadinhas. Mas não se preocupem, pois Dr. Claudio Gaspari não vai deixar você cair nelas!

A primeira diz que a remoção de lesões precursoras de câncer devem ser feitas precocemente...Sim...Isso é verdade. Mas a pegadinha foi o exemplo que ele usou: "Hipoplasia". Ora! De forma leiga, todo mundo sabe que o "câncer cresce". A hipoplasia é uma diminuição da formação de tecidos orgânicos. Sendo assim, não é característico do câncer. Se a palavra fosse "Hiperplasia" (aumento do número de células num órgão ou tecido), aí sim seria uma alternativa correta! Falsa!

A segunda diz que a identificação precoce do carcinoma espinocelular "REDUZ" (olha a pegadinha) as probabilidades de sucesso no prognóstico do caso. Ora! Nem precisava comentar, mas todos sabem que quanto mais precocemente se identifica um carcinoma (ou qualquer doença), melhor prognóstico teremos. Alternativa falsa!

A terceira diz que o fumo e o álcool apresentam efeito sinérgico como fatores de risco para o câncer bucal. Quando dizemos que duas substâncias são sinérgicas, significa que a combinação delas potencializa seus efeitos quando usadas de forma individual. Sabemos que o fumo e o álcool são realmente fatores de risco. E sim! Combinados, possuem efeito sinérgico. Essa parece ser nossa alternativa correta. Mas vamos ver as outras.

A letra D parece samba do criolo doido. Diz que devemos fazer o auto exame para identificar anomalias na mucosa jugal que representem risco para a marsupialização(????) da lesão. Amigos... Marsupialização é um tipo de cirurgia realizada no tratamento de cistos que consiste em remover uma pequena parte da parede do cisto, suturando suas bordas com a pele adjacente. O auto-exame é uma tecnica que ensinamos aos pacientes para que identifiquem qualquer coisa estranha que apareça na boca. O objetivo é fazer com que identifiquemos lesões de forma precoce. E o paciente lá sabe o que é marsupialização???? Falsa!

A letra E diz que a melanina torna o indivíduo mais suscetível ao câncer bucal. Na verdade a coisa funciona ao contrário. A melanina é um fator protetor, pois acaba sendo uma barreira física contra raios ultravioleta, este último, fator de risco paa o câncer bucal. Falsa!

Então realmente ficamos com a Letra C, nossa alternativa correta.





Bibliografia:

http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_10961.php

http://www.colgateprofissional.com.br/LeadershipBR/NewsArticles/NewsMedia/1PremioColgateProfissional_1.pdf

http://www.cro-pe.org.br/revista/v9n2/6.pdf

http://www.pmf.sc.gov.br/saude/inf_saude/tabagismo/cancer_de_boca_manual_inca.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário