terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prótese fixa e distância biológica periodontal

Questão da Fundação Carlos Chagas - TRT 2003

Pergunta: Durante a confecção de um preparo para coroa metalocerâmica
no dente 26, observa-se que o término cervical
distal encontra-se a 0,5 mm da crista óssea. Visando a
saúde periodontal, deve-se realizar


(A) gengivectomia interna para permitir uma correta
adaptação da coroa nesta região.

(B) a moldagem do dente com casquete, pois esta
distância não interfere no tratamento restaurador.

(C) a confecção de uma restauração provisória bem
adaptada para que esta direcione e afaste a gengiva
nesta região.

(D) raspagem e alisamento corono-radicular da região
para recuperar a integridade marginal da área do
"col".

(E)) cirurgia periodontal com osteotomia para recuperação
da distância biológica.


Resposta Comentada:


Para responder essa questão precisamos estudar um pouco de distâncias biológicas aplicadas em prótese. Lembram disso? Dr Claudio Gaspari vai refrescar sua memória.

Considera-se como distância biológica o espaço entre a crista óssea alveolar e o fundo do sulco gengical histológico. Apesar de ocorrerem variações, convencionou-se a distância de 3 mm como sendo a saudável. Distância mínima aproximada dos términos cervicais de restaurações ou próteses para não haver injúrias no periodonto.




As medidas médias são de 0.69mm para o sulco gengival, 0.97mm para o epitélio juncional e 1.07 para a inserção conjuntiva. Arredondamos para 3mm.

A pergunta diz que o término do preparo protético está a 0,5mm da crista óssea. Ou seja, devemos fazer algo para recuperar essa distância biológica.

A letra A diz que devemos fazer uma gengivectomia. Ora! A gengivectomia vai remover tecido gengival, mas não vai conseguir aumentar a distância entre o preparo e a crista óssea. O problema não é excesso gengival. Falsa!

A letra B diz que já podemos passar para a fase de moldagem, pois a distância é aceitável. Errado. Já deixamos claro que o preparo invade a distância biológica.

A letra C diz que a confecção de um provisório direcionando e afastando a gengiva pode resolver o problema. Falso.Condicionar a gengiva não vai reestabelecer distâncias biológicas.

A letra D diz que devemos fazer uma RAR na área do col (tecido gengival não queratinizado interdental)... Isso também não resolve nosso problema. Falso.

A letra E diz que devemos recuperar a distância biológica fazendo uma cirurgia de aumento de coroa clínica, que consiste não só na adaptação gengival, como na osteotomia (remoção óssea) até que a distância entre o término cervical e a crista óssea fiquem num nível aceitável. Achamos nossa resposta correta!


DICA: "Fundamentos de Prótese Fixa" Shillingburg Jr, Herbert T.; Hobo, Sumiya; Whitsett, Lowell D.; Jacobi, Richard; Brackett, Susan E.

Bibliografia:

http://www.uepg.br/propesp/publicatio/bio/2000/07.pdf

http://odontogeral.kit.net/anatomiadagengiva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário