terça-feira, 2 de novembro de 2010

Qual penicilina é resistente à penicilinase?

Questão da Cesgranrio - Odontologia Petrobrás 2010

Pergunta: Uma penicilina resistente à penicilinase é a: 
  1. Fenoximetilpenicilina potássica.
  2. Benzilpenicilina potássica.
  3. Vancomicina.
  4. Dicloxacilina.
  5. Doxiciclina

Resposta comentada:

Vamos relembrar um pouco das características da penicilina para responder essa questão, caro dentista?

A penicilina é um antibiótico beta lactâmico ( possui na sua estrutura química um anel beta lactâmico) que interfere na síntese da parede celular bacteriana. A penicilina se liga a um receptor na membrana interna da célula (proteína PBP) afetando a transpeptidação (fase da síntese de proteína), fazendo com que a membrana celular deixe de ser produzida, literalmente explodindo a bactéria!





Agora vamos falar sobre penicilinases. A penicilinase é uma beta-lactamase...Ou seja, uma enzima que quebra o anel betalactamico. Assim a molécula de penicilina é quebrada e deixa de funcionar. Algumas bactérias possuem essas enzimas e são resistentes a antibióticos que possuem o anel beta lactâmico na estrutura química.

Para resolver esse problema e enfrentar essas bactérias, foi criado um novo tipo de penicilina, modificando sua estrutura química (mais especificamente, na cadeia lateral) e inibindo a ação da beta-lactamase.

As mais comuns são: Meticilina, Oxacilina, Naficilina, Cloxacilina, Dicloxacilina.

A mais utilizada entre elas é a Oxacilina, pois é mais disponível comercialmente.

Após essas explicações podemos ir direto na Letra D, Dicloxacilina, nossa alternativa correta.

E as outras alternativas? Bom...A Fenoximetilpenicilina potássica é mais conhecida por nós como Meracilina ou penicilina V. Faz parte do grupo das penicilinas naturais e não é resistente à penicilinase.

A Benzilpenicilina potássica é mais conhecida como penicilina G e também faz parte do grupo das penicilinas naturais. Não é resistente à beta-lactamase.

A Vancomicina nem é uma penicilina. Só por aí já eliminamos essa alternativa. De qualquer forma é bom saber que a Vancomicina é um antibiótico resistente às beta-lactamases.

A Doxiciclina também não é uma penicilina. É uma tetraciclina.



Bibliografia:
http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=24&id_detalhe=651&tipo_detalhe=s

Nenhum comentário:

Postar um comentário