Pergunta: Uma penicilina resistente à penicilinase é a:
- Fenoximetilpenicilina potássica.
- Benzilpenicilina potássica.
- Vancomicina.
- Dicloxacilina.
- Doxiciclina
Resposta comentada:
Vamos relembrar um pouco das características da penicilina para responder essa questão, caro dentista?
A penicilina é um antibiótico beta lactâmico ( possui na sua estrutura química um anel beta lactâmico) que interfere na síntese da parede celular bacteriana. A penicilina se liga a um receptor na membrana interna da célula (proteína PBP) afetando a transpeptidação (fase da síntese de proteína), fazendo com que a membrana celular deixe de ser produzida, literalmente explodindo a bactéria!
Agora vamos falar sobre penicilinases. A penicilinase é uma beta-lactamase...Ou seja, uma enzima que quebra o anel betalactamico. Assim a molécula de penicilina é quebrada e deixa de funcionar. Algumas bactérias possuem essas enzimas e são resistentes a antibióticos que possuem o anel beta lactâmico na estrutura química.
Para resolver esse problema e enfrentar essas bactérias, foi criado um novo tipo de penicilina, modificando sua estrutura química (mais especificamente, na cadeia lateral) e inibindo a ação da beta-lactamase.
As mais comuns são: Meticilina, Oxacilina, Naficilina, Cloxacilina, Dicloxacilina.
A mais utilizada entre elas é a Oxacilina, pois é mais disponível comercialmente.
Após essas explicações podemos ir direto na Letra D, Dicloxacilina, nossa alternativa correta.
E as outras alternativas? Bom...A Fenoximetilpenicilina potássica é mais conhecida por nós como Meracilina ou penicilina V. Faz parte do grupo das penicilinas naturais e não é resistente à penicilinase.
A Benzilpenicilina potássica é mais conhecida como penicilina G e também faz parte do grupo das penicilinas naturais. Não é resistente à beta-lactamase.
A Vancomicina nem é uma penicilina. Só por aí já eliminamos essa alternativa. De qualquer forma é bom saber que a Vancomicina é um antibiótico resistente às beta-lactamases.
A Doxiciclina também não é uma penicilina. É uma tetraciclina.
Bibliografia:
http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=24&id_detalhe=651&tipo_detalhe=s
Nenhum comentário:
Postar um comentário